Primeiros Socorros: procedimentos importantes
Independente da sua área de atuação, o profissional está sujeito a risco de acidente, seja no próprio ambiente de trabalho ou no trajeto ida/volta e vice-versa. Sempre que ocorre um acidente é preciso que os envolvidos ou alguém presente tenha conhecimento sobre Primeiros Socorros para garantir os sinais vitais e diminuir as chances da vítima sofrer ainda mais.
Primeiros Socorros são procedimentos de emergência que devem ser usados quando uma pessoa é vítima de acidente e sua vida está em risco. Esses procedimentos devem ser feitos por indivíduo que possua conhecimento e prática em socorrer vítimas, pois procedimentos mal feitos podem prejudicar ao invés de ajudar.
Quem faz o curso de Primeiros Socorros e está apto para atender vítimas de acidentes é o socorrista. Esse atendimento para ser eficiente e ter menos sequelas precisa ser feito dentro de duas horas, a sobrevivência da vítima depende de quão rápido ela foi atendida.
Cada caso exige procedimento distinto, sendo assim é importante que o socorrista tenha estudado e possua conhecimento referente ao acidente em que irá prestar o socorro.
Tipos de acidentes
- – acidentes de trânsito;
- – queimaduras;
- – envenenamento;
- – choque elétrico; etc.
Quando ocorrer um acidente, é preciso:
- – manter a calma;
- – buscar auxílio de outras pessoas;
- – ligar para a emergência;
- – garantir que os curiosos sejam afastados;
- – avaliar o estado da vítima, verificar as lesões sofridas.
O socorrista é o indivíduo que auxilia a vítima impedindo que o estado de suas lesões se agrave, contribuindo para sua melhora, por isso a importância do socorro o mais rápido possível. Mesmo que a vítima mostre sinais de melhora ela deve ser examinada por um médico, tirar raio x se necessário e assim garantir que não há mais risco.