Índice de Carga e Índice de Velocidade: o que são?
Para manter a segurança enquanto motoristas é necessário conhecer bem o automóvel o qual dirigimos, além é claro, de fazer revisão quando necessário. Outra informação importante e que muitas pessoas acabam esquecendo é com relação aos pneus que são usados por cada tipo de veículo. Você sabia que cada pneu foi desenvolvido para aguentar uma quantidade distinta de carga?
Isso mesmo, cada pneu foi testado para suportar uma determinada velocidade e peso, desta forma, se você exige demais dele, isso pode comprometer seu desempenho e provocar diversos acidentes. O pneu por si só é uma das partes mais importantes do automóvel, pode haver desalinhamento, furos, perda de validade, ressecamento, todas situações as quais o ser humano corre risco de vida.
Muitos de nós desconhece, mas nos pneus há uma gama de informações essenciais ao motorista, tais como: índice de carga, velocidade no qual foi testado, data de validade, etc.
A data de validade por exemplo vem escrita em quatro dígitos, que nos mostra a semana e o ano no qual foi fabricado, sempre contando quatro anos. A carga é outro fator importante que deve ser cuidado, quando submetemos os pneus a uma carga maior do que a que ele está preparado, com certeza com o tempo eles serão danificados. É importante não exceder, caso contrário eles podem estourar. O índice de carga varia de acordo com a resistência do pneu, sendo que o índice 80 indica carga máxima de 450 kg, o 90 indica carga máxima 600 kg, e assim por diante.
Cada pneu foi projetado para atingir uma determinada velocidade, a qual é indicada por letras, sendo elas Q, R, S, T, U, H, V, ZR, W e Y, de forma que a letra Q representa 160 km/h, a letra T 190 km/h, assim por diante.
É importante lembrar que os fabricantes aplicam estes índices de velocidade para pneus em bom estado. Se os pneus estiverem danificados (hérnia ou corte), sobrecarregados pelo peso, não forem calibrados ou foram recauchutados, estes índices deixam de ser aplicados.
Outros fatores também influenciam a vida útil dos pneus, tais como desgaste, dimensões, tração, balanceamento, alinhamento, entre outros. Seja carro usado no dia a dia ou a trabalho é sempre necessário que o condutor o mantenha em perfeitas condições de uso, e utilizando conforme as especificações de cada pneu.
É fato que a maioria dos acidentes no trânsito são causados por imprudência ou falta de atenção do próprio motorista, desta maneira torna-se extremamente importante o conhecimento do motorista, a formação não termina quando conseguimos a CNH, a formação segue dia após dia, com leitura, experiência e também vivência no trânsito, sempre buscando agir da melhor forma.
Outra informação importante é lembrar que os pneus funcionam diferente conforme o clima, semelhante os pneus utilizados pelos carros de fórmula I, tem aqueles especiais para chuva. Alguns deles simplesmente não estão preparados para algumas situações, então para evitar acidentes é preciso aumentar a cautela, seja na estrada ou dentro da cidade.
Atualmente em algumas cidades há 1 carro para cada 2 pessoas, e a maioria delas preferem o trânsito caótico, porém com conforto, do que deixar o carro em casa.